Localizada em Gramado, na Serra Gaúcha, a Vinícola Ravanello fica em um lindo vinhedo   com um elegante espaço para eventos, tours e degustação de vinho. O proprietário e idealizador da vinícola, Normélio Ravanello  desde jovem participava das atividades vitivinícolas da família em Antônio Prado, na Serra Gaúcha. Tendo construído carreira profissional na área  de engenharia e como executivo, manteve ininterrupta convivência  com  o  vinho.  Junto  com a  esposa Rosa Maria,  que  tem  raízes  familiares  em  Gramado,  iniciaram,  em  2005,  o  empreendimento vitivinícola na propriedade adquirida em 1987. As primeiras vinificações, em 2008 e 2009, ocorreram na vinícola experimental da Embrapa, em Bento Gonçalves, RS.  A vinificação no estabelecimento da Vinícola Ravanello iniciou em fevereiro de 2010.

 

Nos vinhedos de produção própria, técnicos da vinícola procedem a um rigoroso acompanhamento da uva ao longo de todo o ciclo de produção. Na maturação, a qualidade sanitária e bioquímica é seguida diariamente, através de métodos precisos. Nos vinhedos dos fornecedores parceiros, o acompanhamento é efetuado por técnicos locais, com o mesmo rigor e foco na total qualidade das uvas. Ao serem colhidas, as uvas são imediatamente transportadas à vinícola em caixas especiais e resfriadas em câmara fria.

 

 As uvas provenientes dos produtores parceiros são transportadas em caminhões com sistema de refrigeração, a 10C. Após, são desengaçadas e selecionadas manualmente. As tintas podem ser levadas inteiras aos tanques de fermentação, de modo a obter, na fase de maceração, uma extração seletiva de taninos e matéria corante. As brancas são prensadas inteiras em prensa dotada de sistema Inertys, que permite anular o efeito nocivo da oxidação durante todo o tempo de processamento da uva. Tudo visando o máximo de qualidade dos vinhos.

       
  • RS 235 KM 28,3, vinicolaravanello@vinicolaravanello.com.br, 95670-000, Gramado/RS
       


Snowland 300_250