Reserve seu hotel on-line
ou ligue: (51) 81 22 7202 ou (51) 9761 7200

 

Compre com segurança.
Pague em 6x no cartão.

       
Passagens Aereas

Totalmente voltada para o turismo, Canela já encanta os visitantes no concorrido caminho que a liga com a cidade vizinha, a famosa cidade de Gramado. São cerca de sete quilômetros de casas de chocolate, cafés coloniais, museus, lojas de móveis e artigos de decoração, restaurantes e belas vistas de uma das regiões mais charmosas do estado.

Sede de muitos eventos e festivais, Canela possui ainda uma extensão universitária, bom comércio, gastronomia farta e muitos, muitos meios de hospedagem, com opções mais requintadas e até mesmo pensões familiares.

 

Turismo em Canela

Conhecer Canela é um encanto: no roteiro urbano, que se faz a pé, a Igreja de Pedra é ponto máximo da rua principal, que passa pela bela praça, os canteiros ajardinados e as lojinhas de visual incrível!Se a cidade estiver recebendo algum evento, a decoração da área urbana surpreenderá o visitante pelo cuidado e requinte dos detalhes.

Mas o grande diferencial de Canela está nas atrações de ecoturismo, nas suas paisagens surpreendentes e na beleza ímpar de seus parques tranquilos. Por isto, cada vez mais condomínios com casas de veraneio vem aparecendo pela região. Espaços como o Parque Laje de Pedra, e parques da Cachoeira, das Corredeiras, da Ferradura, do Pinheiro Grosso, do Sesi, das Sequóias oferecem desde atividades mais ousadas até deliciosos passeios contemplativos.

Romântica, Canela também possui opções para casais apaixonados, que podem se deliciar no ambiente bucólico dos charmosos restaurantes ou deleitar-se nas elegantes pousadas que surgem em meio à mata de pinheiros no caminho entre a cidade e o parque do Caracol.

Os pequenos turistas encontram atividades variadas nos parques de chocolate, na inteiração com animais e rotina rural dos hotéis e parques ou em lugares inusitados, como a Terra Encantada, o Mundo Gelado, o cinema 4D Alpen Motion e o interessante Mundo a Vapor.

 

Pontos Turísticos e atrações 

Catedral de Pedra

Quem segue pela rua central de Canela avista no centro a Catedral Nossa Senhora de Lourdes. No coração da cidade, construção em estilo gótico inglês, é dum dos pontos turísticos mais fotografados da Serra Gaúcha. Com sua torre de 65 metros de altura e um carrilhão de 12 sinos e sua presença imponente, a Catedral de Pedra de Canela é um templo de beleza e fé.

 

Monumento da Integração

O escultor Carlos Tennuis criou o Monumento à Integração por ocasião da visita dos  presidentes dos países do Cone Sul: Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. Exposta ao ar livre, a obra marca a amizade e integração entre estes países.

 

Casa do Artesão

Na bela paisagem urbana de Canela, que mais parece uma cidade cenográfica, a antiga Estação Rodoviária da cidade, hoje abriga a Casa do Artesão e a Central de Informações Turísticas de Canela. Famosa pela beleza e variedade do seu artesanato, a cidade juntou num só espaço os bonecos, peças em crochê, tecelagem, trabalhos manuais que são uma bela lembrança da visita.

 

Castelinho

No caminho para o Parque do Caracol, o turista avista uma antiga casa em estilo enxaimel, encimada por uma torre que lhe conferiu o apelido de Castelinho. A bonita construção feita em madeira de araucária local data de 1915. Feita para ser residência familiar, conserva até hoje os móveis e utensílios típcos da época, transformando-se em um apreciado museu.

Mas o grande atrativo do Castelinho de Canela sai de sua cozinha: a tradicional Apfelstrudel – a torta de maçã mais famosa da cozinha européia, servida com requinte e capricho neste cenário mágico. Para saber mais sobre esta delícia acesse www.castelinhocaracol.com.br.

 

Museu da Moda

A estilista Milka Wolff inaugurou em Canela o Museu da Moda. Numa área de 2500 metros quadrados, estão expostos o resultado de uma extensa pesquisa na área, que abrange tecelagem, tingimento, costura e hábitos de vestir. Além de vestidos feitos a mão, reproduções rigorosas de peças antigas, o turista pode apreciar peças e utensílios usados na confecção de roupas, encontrados em antiquários de diversos países. 

No Museu da Moda de Canela a tecnologia faz o contraponto com a história: telas informatizadas e projeções são usadas para contar a trajetória do espaço e seu acervo. Num espaço especial, podem ser vistas exposições temporárias de temas diversos. E para saborear o momento fashion, um café com lojinha dentro do Museu. É imperdível!

 

Teleférico

Dentro do Parque do Caracol, a mais bela panorâmica pode ser obtida no passeio de 405 metros do teleférico que leva o visitante até um mirante da Cascata Vale da Lageana. Se o dia estiver bonito, o passeio fica melhor ainda!

 

Estação Verde

Cercado de mata nativa e com o delicioso clima da serra, o Estação Verde Adventure Park é um dos mais incríveis atrativos turísticos de Canela. São 5 hectares de belezas naturais  complementados por uma ótima infraestrutura: parque, fraldário, sanitários, estacionamento e acessibilidade.

No Estação Verde, a aventura fica por conta das tirolesas, do rapel, ponte pênsil e outras atividades que podem ser feitas com total segurança, uma vez que o parque prima pelo controle de qualidade e certificações internacionais de segurança, sem falar, é claro, nos profissionais qualificados. Informações no site www.parqueestacaoverde.com.br.

 

Parque do Caracol

Cartão postal de Canela, a Cascata do Caracol possui 131 metros de queda, numa paisagem de tirar o fôlego: pinheiros,mata nativa, rochas e pássaros. E para melhor aproveitar as vistas do Caracol, Canela conta com o famoso Parque do Caracol – um lugar onde a natureza convive em harmonia com a infraestrutura turística, atraindo milhares de visitantes todos os anos.

No Parque do Caracol há estacionamento, mirantes, restaurante, lojas de artesanato, trilhas ecológicas, trenzinho e a imensa escada de 927 degraus que leva até a base da cascata. Um passeio certeiro para quem está na Serra Gaúcha. E para os que ainda vão chegar, a dica é consultar as demais atrações em www.parquedocaracol.com.br.

 

Parque do Pinheiro Grosso

No Parque do Pinheiro Grosso fica a mais importante relíquia arqueológica e natural de Canela, a maior e mais antiga araucária do mundo. Esta árvore que dá nome ao parque, tem aproximadamente 700 anos e ainda produz sementes de pinhão. Seu tronco é tão grande que são necessários 12 homens para abraçá-lo.

 

Ecoparque Sperry

No coração do Vale do Quilombo, entre Canela e Gramado, o fantásticos Ecoparque Sperry é um recanto de preservação ambiental e diversão para toda família. Ele possui 20 hectares de mata atlântica, três cursos d’água e muitas cachoeiras, que fazem de sua paisagem, seu maior charme.

Por isto, as atividades do parque constituem-se de trilhas interpretativas, caminhadas ecológicas e do Programa Educativo Lobo Guará, de educação ambiental. E para repor as energias a pedida é o restaurante Bêrga Motta, que fica dentro do Ecoparque Sperry e  serve comida brasileira incrementada pelos ingredientes regionais (orgânicos e coloniais). É uma delicia!

Para saber mais: www.ecoparquesperry.com.br

 

Parque da Ferradura

Os ecoturistas que vão a Canela tem um destino certo: o Parque da Ferradura. Os aventureiros, escalam os 400 metros de paredes do canyon; os contemplativos, preferem os mirantes e as caminhadas até a cascata do Arroio Caçador.

O Parque da Ferradura também é o passeio ideal para quem quer ver de pertinho animais como o quati, macaco-prego, bugio-ruivo, serelepe, cutia, gambá, mão-pelada, veado-mateiro, graxaim e aves raras. Informações detalhada estão em www.valedaferradura.com.br

 

Caminho das Graças

Os turistas de Canela certamente procuram o famoso Parque do Caracol. Pouco deles sabem que entre este parque e o Parque da Ferradura, há uma surpresa preparada pelos próprios moradores: é o Caminho das Graças.

O Caminho das Graças constitui-se de várias imagens religiosas dispostas em frente as casas dos moradores locais. Todas elas foram escolhidas, posicionadas e decoradas pelos próprios habitantes, na busca de traçar um roteiro de reflexão e oração.

 

Parque das Sequóias

Biólogos, estudiosos, ecoturistas e curiosos vão a Canela em busca do interessante Parque das Sequóias. Ele possui uma das maiores coleções de coníferas do mundo, como a Sequóias e a Ginkgo Biloba, a espécie viva de árvore mais antiga do planeta.

Quem gosta de aventura também procura o Parque das Sequóias pois de lá partem roteiros de treking, mountain bike e cavalgadas.

 

Alpen Parque

Com 60 mil metros quadrados de área verde,o Alpen Parque é mais uma divertida opção para famílias, grupos de amigos ou ecoturistas que vem a canela. Isto porque o parque possui várias opções de diversão, com trilhas, arvorismo, tirolesa, rapel, bugee trampolin, touro mecânico, quadriciclo e outros brinquedos fantásticos.nAtualmente a atividade predileta dos turistas é o Trenó que simula um trenó de neve. 

Mas nem só de natureza é feita p Alpen Park em Canela: quem gosta de tecnologia vai se divertir com os efeitos do Cinema 4D  ou com os jogos em 5D do Alpen Interactive.
E se toda a adrenalina ainda for pouco, a Alpen Blizzard é a maior montanha-russa em aço do estado, com altura de 15 metros e velocidade média de 55 km/h. Os horários de funcionamento e valores dos ingressos podem ser conferidos em www.alpenpark.com.br

 

Parque Sesi

Pertinho do centro da Cidade de Canela, o Parque do Sesi possui 17 hectares de beleza natural, tranquilidade e lazer. Este bonito lugar oferece ainda total infraestrutura para divertidos passeios entre matas e cascatinhas, com camping, churrasqueiras, área de piquenique, salão de festas, ginásio, cabanas, bolão, pracinha e muito mais.

 

Parque Laje de Pedra

O Hotel Laje de Pedra já foi um ícone da hotelaria gaúcha, unido confortáveis instalações e elegantes espaços para evento com uma localização privilegiada. Tanto que a acolhida do Laje de Pedra se estendeu a um condomínio residencial de mesmo nome, na área próxima ao hotel.

Moradores e visitantes se deliciam com um passeio nas ruas seguras, tranquilas e arborizadas do Parque do Laje de Pedra, com casas aconchegantes e belíssimos jardins. Uma caminhada leva a belas vistas  do Vale do Quilombo, num mirante que revela vales e montanhas em cenário espetacular.

 

Parque das Corredeiras

Nem todo turista que vai à Canela quer tranquilidade. Alguns buscam diversão, emoção e adrenalina que só os esportes radicais oferecem. Uma boa opção é o  Parque das Corredeiras, onde rio Paranhana (também chamado Santa Maria) concentra praticantes rafting. É diversão garantida!

 

Parque Fazenda da Serra

Um passeio entre a natureza da Serra e as tradições gauchescas leva turistas ao Parque Fazenda da Serra. Esta bela área verde preservada possui com lagos, quadras de esporte, piscina e parquinho infantil. 

No Parque Fazenda da Serra os turistas podem experimentar o melhor da culinária gaúcha, conhecer o processo de fabricação do queijo desde a ordenha do leite ou fazer caminhadas contemplativas em bela paisagem. Mas a grande pedida são os cavalos: é possível cavalgar em belos exemplares da raça, andar de charrete ou apreciá-los no Centro de Treinamento e Criação de Cavalos Crioulos. Para saber mais, acesse www.parquefazendadaserra.tur.br.

 

Parque do Palácio

O Palácio das Hortênsias é a residência de inverno do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A área onde está este palácio, é um belíssimo parque conhecido como Parque do Palácio. O local é coberto de preservada vegetação nativa em uma área de 9 hectares. Suas trilhas e jardins são muito apreciados pelos moradores locais para caminhadas, uma vez que o parque fica no centro da cidade.

 

Mirante do Farol

Uma das mais belas vistas da Serra Gaúcha pode ser vista do alto dos 137 degraus do Farol: uma réplica em tamanho real de um farol de Sttutgard (Alemanha) que abriga a Cervejaria Farol. O local, aberto a visitação pública, fica numa imensa área arborizada, com decoração típica em seus diferentes ambientes.

Mas há quem vá à Cervejaria Farol por outros motivos: provar os diferentes tipos de cerveja artesanal, os pratos e petiscos, fazer cursos de cervejas artesanais, degustações, ou mesmo para se divertir ao som de música ao vivo. Além do inigualável sabor, na Cervejaria Farol o visitante pode beber descansado, pois há serviço de transporte gratuito para hotéis de Gramado e Canela. Este passeio pede um brinde! 

www.cervejariafarol.com.br

 

Mundo a Vapor

Um inusitado acidente ferroviário recebe os visitantes na estrada entre Gramado e Canela: é a fachada do Mundo a Vapor, com sua locomotiva em tamanho real que despencou do segundo andar e merece várias fotos.

Lembrando de um tempo onde o mundo era movido a carvão, o Mundo a Vapor apresenta vinte réplicas em miniatura de ferrovias, fábricas de papel, olaria serrarias, usinas e muito mais! As crianças podem passear num bonito trenzinho, enquanto os pais aproveitam o aconchego requintado do Café a Vapor – um espaço onde o que fumega são as deliciosas xícaras quentes. Mais informações sobre esta bela atração de Canela estão em www.mundoavapor.com.br

 

Terra Mágica (Floribal)

As fábricas de chocolate artesanal da Serra Gaúcha atraem os pequenos visitantes não apenas pelas delícias doces, mas também pela beleza de suas lojas e parques temáticos. Em Canela, destaca-se a Terra Mágica, um lugar onde o Gigante Semeador recebe os visitantes com a semente do cacau.

São cerca de mil personagens como os  dinossauros animatrônicos, além de atividades como o cinema 7D,  o vôo do pterodáctilo, o passeio no território dos dinossauros e a mina do chocolate.  Consulte mais detalhes em http://www.florybal.com.br/blog/?p=post&id=391 

 

Mundo Gelado

Os pequenos fãs da saga Era do Gelo vão se encantar com um espaço temático gelado em Canela: o Mundo Gelado. Numa casinha de cubos de gelo, o personagem FLOC (uma mistura de esquilo, castor e urso polar) esculpiu no gelo esculturas incríveis!

Dentro de roupas apropriadas, os visitantes podem conferir atrações abaixo de zero grau, como a caverna polar, as esculturas, a fenda animada e depois levar para casa souvenirs exclusivos além de recuperar a temperatura no café local. 

Horário de funcionamento e preço dos ingressos estão disponíveis em www.parquemundogelado.com.br.

 

Festivais e eventos:

Rodeio Crioulo de Canela e Rodeio Internacional

Nos meses de janeiro o tradicionalismo sobe a Serra e deixa Canela com o sabor do pampa: é o Rodeio Crioulo e Rodeio Internacional de Canela. O evento que acontece no Parque do Saiqui traz apresentações artísticas e atividades campeiras, além de provas de gineteadas, rédeas e competição de laço. Ideal para apreciar com chimarrão.

 

Páscoa 

Os artesãos de Canela preparam suas melhores obras. A cidade ganha uma decoração toda especial pelas ruas, canteiros e vitrines. Os chocolates tem embalagens mais elaboradas e os turistas começam a circular com mais frequencia. É assim que chega a Páscoa em Canela: bonecos de coelhos e ovos gigantes deixam a cidade mais colorida.

Feiras e eventos também são programados, com apresentações artísticas e culturais. Mas o mais interessante sobre a Páscoa em Canela é que não se perde o sentido religioso da data, preservado nos hábitos e tradições locais.

 

Semana do Bebê

Todos os anos, brinquedos gigantescos se espalham pela principal rua de Canela. Cegonhas param nos postes para descansar, enquanto levam trouxinhas com meninos e meninas formando um bonito corredor. E com esta decoração especial, a cidade recebe os visitantes para a Semana do Bebê.

Uma programação especial mistura palestras, feiras, eventos, apresentações e muita diversão para os menores turistas de Canela. O evento acontece no mês de maio e é uma ótima pedida para mamães, papais, bebês e também para vovós, vovôs, titios e  dindas. Veja mais em www.semanadobebe.com.br/informacoes.

 

Cavalgada da Serra

Cavalarianos da região da se reúnem neste evento tradicionalista que acontece em Canela a cada mês de maio. Uma oportunidade de estreitar laço de amizades, numa aventura que preserva as tradições.

 

Canela em Festa

Feiras de produtos coloniais, de malhas, chocolates, calçados, utilidades para o lar e tudo mais que é produzido na cidade. Canela em Festa é um evento com data móvel que movimenta o turismo na cidade, sendo uma ótima oportunidade de diversão e compras.

 

Festa Colonial

Os imigrantes italianos e alemães que subiram a Serra Gaúcha deixaram seu legado na arquitetura, na música, na dança e na culinária. Uma herança que é celebrada a cada mês de julho na Festa Colonial de Canela.

Assados de carne, massas, salames, queijos, biscoitos, pães, cucas e geléias perfumam os ambientes da festa, prontinhos para serem consumidos ou para levar para casa. Além disto, o artesanato local ganha visibilidade em meio a muita música no Centro de Feiras de Canela ou na Praça João Corrêa.

 

Festival Internacional de Teatro de Bonecos 

No inverno, o colorido dos bonecos se destaca na serração de Canela: é o Festival Internacional de Teatro de Bonecos – um grande evento que chama atenção da comunidade artística por sua beleza e criatividade.

Os fantoches e marionetes se espalham pelos teatros da cidade, invadem palcos de rua e culminam a festa com um grande desfile, que promove a integração entre bonequeiros, moradores e turistas. De inegável importância, o Festival de Canela tem maiores detalhes no site http://2013.bonecoscanela.com.br/atracoes

 

Encontro de Carros Antigos

Que lugar melhor para se passear em românticos carros antigos do que as pacatas ruas de Canela, com sua beleza cenográfica? Sem falar nos caminhos que levam a Serra Gaucha, com suas paisagens encantadoras. Por isto, eventualmente, os apaixonados por carros antigos marcam encontro em Canela para desfilar suas preciosidades. Datas e detalhes destes eventos podem ser encontrados no site da prefeitura da cidade e da FBVA – Federação Brasileira de Carros Antigos.

 

Festa Nacional da Música 

Canela está repleta de cenários lindos e inusitados. Com trilha sonora, fica melhor ainda. No mês de outubro a cidade abre portas e janelas para deixar entrar os sons do Festa Nacional da Música.

Referência para artistas e gravadoras brasileiras, a Festa Nacional da Música de Canela é um grande encontro da MPB que promove discussões, troca de idéias, apresentações, lançamentos, audições e tudo mais o que envolver música. O site www.festanacionaldamusica.com.br disponibiliza a programação completa e demais informações.

 

Brincarte   

Brincar é bom. Brincar num lugar bonito é melhor ainda. Com toda a tradição lúdica dos brinquedos artesanais, dos bonecos e das festas, infantis, Canela sedia também o Brincarte – um evento que estimula a educação infantil e seu desenvolvimento.

 

Natal

Duendes sobem em árvores e bicicletas gigantescas são estacionadas na da cidade. Presentes tão grandes que comportam uma criança, trens de madeira e pinheiros enormes no meio da rua principal. Tudo é possível quando o Natal chega em Canela. 

Ao se vestir de festa, Canela não deixa nada a desejar! Complementando o espírito natalino: shows de som e luz, decoração especial nas ruas, vitrines belíssimas e promoções especiais incrementam a rotina da cidade desde o final de novembro indo até os primeiros dias de janeiro. Muitas das atrações acontecem ao ar livre, basta estar em Canela para se maravilhar!